quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Amsterdã ganha museu da tatuagem



A primeira máquina de tatuagens elétrica, de 1891, pedaços de pele tatuada, conservados em formol, utensílios tribais, livros: esta é apenas uma seleção da coleção do recém inaugurado Museu de Tatuagem em Amsterdã. E, claro, o visitante também pode ser tatuado.

A coleção estava amontoada há pouco na casa de Henk Schiffmacher, internacionalmente conhecido como o “rei da tatuagem”. Ele coleciona tudo o que tem a ver com tatuagens e reuniu objetos do mundo todo. Agora, esses objetos estarão espalhados por diversos edifícios no centro de Amsterdã.
O Museu da Tatuagem deverá ser o primeiro centro internacional de informação sobre a arte da tatuagem, incluindo uma biblioteca e uma livraria. Oito estúdios serão preparados para que diversos tatuadores, provenientes do mundo todo, venham trabalhar uma temporada em Amsterdã. Henk Schiffmacher, de 59 anos, que fez as tatuagens de, entre outros, Robbie Williamm, Red Hot Chili Peppers, Pearl Jam e Kurt Cobain, também estará tatuando com frequência no lugar.
A principal patrocinadora do museu é a empresária Jeanette Seret, que ficou rica impulsionando projetos de integração para os excluídos. A ideia é que a cada ano 300 pessoas desse grupo social possam ganhar experiência de trabalho no Museu da Tatuagem.   Mais...