terça-feira, 15 de novembro de 2011

Entrevista do Zairo ao Click Xaxim -> Tatuagem: na moda o ano inteiro


Cada vez mais o tabu em torno da tatuagem é quebrado. Hoje ela já é símbolo de elegância e delicadeza, especialmente para as mulheres que adotaram a tatuagem como uma marca especial que ficará para vida toda. Segundo o Tatuador profissional Zairo, hoje 80% do público que procura a tatuagem é feminino e elas buscam traços finos e delicados. “Quase sempre coloridos. As fadas, borboletas, flores e estrelas sãos os que mais são feitos”, declara Zairo.

Há sete anos trabalhando como Tatuador, Zairo explica que diferente de anos anteriores, hoje o processo de feitio e os materiais usados na tatuagem são todos industrializados. Nada mais é utilizado de forma artesanal, mesmo as tintas, agulhas e os equipamentos utilizados, são fabricados exclusivamente para este fim. “Normalmente o processo desde o início tem esta sequência, o cliente liga para nós e agenda um horário para decidir todos os detalhes do desenho. Optamos em sempre ouvir o cliente e entender qual realmente é o seu gosto. Depois desta conversa, então é agendado um horário para fazer a tatuagem. Decidido o desenho e o local então é feito uma pré-assepsia no local com produtos próprios para essa finalidade e se necessário é feito uma depilação do local com aparelho de barbear descartável. Depois o desenho é transferido através de estêncil para a pele, e estes traços serão seguidos pelo tatuador, agora aplicando a tinta com a máquina de dermopigmentação”, explica.

Quando bate o arrependimento

Mesmo escolhendo muito bem qual o desenho que será feito, ainda tem gente que se arrepende tempos depois.  Mas fique tranqüilo, o Tatuador Zairo explica que são poucos os desenhos que não podem ser mudados. “Eles podem ser mudados, concertados ou até cobertos por outro. Isso vai exigir muito mais trabalho e habilidade do tatuador, mas é possível”, garante.

Verão e tatuagem

É no verão que a procura pela tatuagem aumenta. De dezembro a fevereiro é o período com maior procura pelos tatuadores.  “Muita gente deixa para fazer nesta época, porém trabalhamos bastante durante todo o ano. Na maioria das vezes, os clientes que querem fazer tatuagens grandes deixam para fazer no inverno”, explica.  E para quem tem dúvidas quanto a dor, os locais em que você sentirá menor dor são aqueles que ficam mais expostos ao sol como por exemplo ombros, pescoço e as costas.

Atenção e cuidado

É preciso ter muitos cuidados na hora de fazer a tatuagem, a começar pela idéia do desenho. Confira a 
dica especial do Zairo:
“Primeiro é preciso ter pelo menos alguma idéia do que quer, ou pelo menos algo que gostaria. O tatuador pode esclarecer, ajudar a escolher, e até desenhar o desenho que o cliente quer, mas o tatuador não vai dizer qual desenho o cliente vai fazer. Não existe nada mais pessoal que uma tatuagem, por isso é bom ter pelo menos uma idéia do que gostaria de fazer, então juntamente com o tatuador ver as possibilidades. Se possível, visite vários estúdios, converse com o tatuador, veja o ambiente e conheça os trabalhos que ele já fez. Conversar com o tatuador é muito importante pois a relação tatuador/cliente deve ser uma relação de amizade e comprometimento, pois esta é uma arte que vai acompanhar a pessoa por toda sua vida, é uma arte que não tem espaços para erros. Outra dica muito importante é que não deixem para fazer suas tatuagens em cidades do litoral, nestas épocas de temporada os estúdios destas cidades normalmente estão lotados e alguns tatuadores fazem trabalhos o mais rápido que podem para fazer mais, e acabam fazendo trabalhos que precisam ser retocados depois, e você não vai poder voltar até lá para exigir o retoque. Então o melhor é encontrar um estúdio de sua confiança em sua região e fazer pelo menos 15 dias antes de ir para a praia, ou depois que voltar da praia. Nossa região tem profissionais e estruturas tão boas e alguns tatuadores até melhores que muitos tatuadores de grandes cidades do litoral, basta conhecer”, finaliza.